Cemusical

7 de jan de 20204 min

5 passos para ser um guitarrista de sucesso

Atualizado: 23 de fev de 2020

Sucesso é uma palavra forte, fortíssima, aliás, e que gera muitas dúvidas. Afinal de contas muita gente confunde sucesso com fama.

Ter sucesso não significa necessariamente ser famoso, aparecer em programas de televisão e rádio, vender milhões de cds (hoje em dia quem vende isso?).

Ter sucesso significa atingir a satisfação pessoal ou profissional em algo que você faz, sendo assim ser um guitarrista de sucesso ou bem sucedido vai estar diretamente ligado à sua área de atuação.

Você pode tocar por hobby onde seu objetivo é apenas conseguir executar suas músicas favoritas e à medida que consegue você obtêm sucesso.

Por outro lado você pode querer ser um guitarrista profissional e fazer disso seu meio de vida, e ser bem sucedido quando consegue pagar suas contas através da música.

Sendo profissional você pode atuar em várias ramificações – (dar aulas, fazer gravações, acompanhar artistas, ter uma banda e tocar suas próprias músicas etc.)

Vou listar aqui 5 passos para ser um guitarrista de sucesso, que me ajudaram a ser bem sucedido como guitarrista e que tenho certeza que irão te ajudar também.

1 – Estude, estude e estude.

Não importa se você quer tocar por hobby ou ser profissional, estudar música é o ingrediente principal para que você obtenha sucesso em sua jornada.

Para isso é fundamental encontrar um bom professor, que tenha conhecimento e acima de tudo didática, não basta que ele toque bem, é preciso que ele se faça entender.

Hoje além dos tradicionais cursos presenciais temos também uma infinidade de cursos online muito bons. Escolha qual se encaixa melhor na sua realidade e mãos a obra.

2 – Organize seus estudos

Tocar bem exige disciplina e dedicação, e nesse ponto organizar os estudos é vital para o seu sucesso. Faça uma planilha com horários, dias da semana e assunto a ser estudado.

Divida seu tempo e organize os assuntos a serem estudados de maneira que você consiga atingir todas as matérias, é muito comum um guitarrista se preocupar mais com a técnica e isso é um erro, estude também acordes, leitura e percepção musical.

Vou deixar um modelo de planilha de estudos que você pode baixar clicando aqui.

3 – Mantenha o foco

Muitos alunos cometem o erro de estudar sempre a mesma coisa, seja um solo, uma técnica ou mesmo uma música. Muitos passam horas com a guitarra na mão tocando aquilo que já dominam (se você comete esse erro PARE AGORA), busque melhorar aqueles pontos de maior deficiência.

Exemplo: se você não conhece muitos acordes foque mais neles.

Mantenha seu foco naquilo que você tem mais dificuldades.

4 – Tenha um local de estudo

Separe um lugar na sua casa para ser a sua sala de estudos, mantenha nesse ambiente apenas um amplificador, uma guitarra, uma estante de partitura, metrônomo e só.

Durante o período de estudo que você organizou, não atenda ao telefone, esqueça as redes sociais, e se possível peça para que ninguém da sua casa o atrapalhe.

Concentre-se única e exclusivamente em seu instrumento. Esse é o momento de identificar e corrigir falhas.

5 – Tenha o equipamento certo para o serviço

Para obter sucesso como guitarrista é necessário que você tenha seu próprio equipamento, não importa se você vai apenas tocar com os amigos no fim de semana ou ser um músico profissional.

Se você está começando a tocar com banda e isso é apenas por diversão, sugiro que você compre uma guitarra que seja confortável (Leia nosso artigo de como escolher a guitarra certa aqui).

Um bom amplificador que suporte um ensaio e uma pedaleira, pois ela tem praticamente todos os efeitos que você irá precisar e você com certeza irá gastar bem menos do que em um set de pedais.

Se optar por um set de pedais, sugiro ter um wah wah, um drive, um chorus e um delay, pra começar. Para os guitarristas que querem se profissionalizar a coisa já é mais séria.

Se você quer dar aulas vai precisar de um ambiente adequado e preparado com dois amplificadores, duas guitarras, pedais ou pedaleiras, cabos, estante de partitura e um computador com impressora.

Para aqueles que querem acompanhar artistas ou tocar na noite, sugiro ter 2 guitarras, 1 violão de aço, pedais ou pedaleiras, cabos e adaptadores diversos, amplificador e se possível um direct Box.

Também é fundamental que você tenha um meio de transporte, caso contrário você acabará perdendo muitos trabalhos (ninguém vai ficar te carregando pra cima e pra baixo).

Ah e seja pontual, chegue no horário sempre, já foi o tempo do guitarrista estrelinha, você é um profissional da música, portanto tem que agir como tal.

Ser um guitarrista de sucesso ou bem sucedido, só depende de você. Dedicação, foco, disciplina e uma boa dose de paciência serão fundamentais na sua jornada. Boa sorte e até a próxima.

Luciano Vieira é guitarrista profissional há 25 anos, já foi colunista das revistas Cover Guitarra, Guitar Class e Guitar Player. É autor dos métodos Improvisando com a escala Pentatônica, Pentatônicas além do Blues e Songbook Iron Maiden. Recentemente lançou o método 25 licks que todos os guitarristas usam.

    1880
    0