top of page
Buscar
  • Foto do escritorCemusical

Qual é a melhor guitarra para iniciante ? GUIA COMPLETO

Atualizado: 12 de ago. de 2022


Seja qual for a razão que leve uma pessoa a decidir tocar guitarra, uma coisa é certa: todos algum dia terão que comprar a sua primeira guitarra. E aí você sabe qual é a melhor guitarra para iniciante?


Quando comecei eu não tinha nenhuma informação sobre qual guitarra comprar, aliás, eu não sabia nem o que era um captador, mas na febre de querer tocar como meus amigos eu fui no “embalo” e pedi uma guitarra para o meu pai.


Fui a uma loja que vendia coisas usadas, todo tipo de coisa e escolhi uma guitarra que estava lá (a mais barata) e era uma Tonante toda arregaçada. Braço empenado, traste gasto e um timbre horroroso, mas como eu não sabia nada, achei que era a guitarra dos sonhos.





Algum tempo depois já fazendo aulas comecei a perceber com o auxilio do meu professor que aquela guitarra era na verdade um lixo. Por isso hoje vou te mostrar o caminho para que você escolha a sua primeira guitarra com mais segurança.


A primeira grande dúvida surge quando nos deparamos com a variedade de modelos de guitarra existentes no mercado, e não estou falando nem de marca.



Recomendo aos meus alunos que não comecem de cara com um modelo com ponte Floyd Rose, pois é uma guitarra que exige uma certa precisão na hora de tocar devido a ponte ser flutuante, se você colocar um pouco mais de pressão sobre a ponte ela tende a oscilar na afinação, sem falar que a troca de cordas é bem mais trabalhosa.


qual é a melhor guitarra para iniciante ?

Recomendo começar com os modelos de ponte fixa como Telecaster



pontes Tune o Matic como Les Paul



ou modelos de ponte trêmolo tipo Strato (a minha preferida).



Quanto ao braço recomendo aqueles do tipo C ou D, pois isso facilitará a execução de certos acordes que apresentem a famigerada pestana, escolher um braço mais “arredondado” como os em formato U irá ser desconfortável para o iniciante, especialmente se ele for criança.



Com relação ao corpo escolha um que seja mais ergonômico, lembre-se que você passará boa parte do tempo sentado estudando com a guitarra no colo, nesse caso guitarras do tipo Flying V estão descartadas.





A escolha do tipo de captação nesse primeiro momento ao meu ver, não fará tanta diferença. Pode ser um Single Coil (captador de bobina simples) ou Humbucker (captador de bobina dupla), uma vez que a principal preocupação do iniciante deve ser tocar bem acordes, escalas enfim desenvolver sua técnica. A preocupação com timbres é algo que virá naturalmente à medida que o estudante for evoluindo.



















Espero que essa matéria ajude você a escolher sua primeira guitarra com mais propriedade, já vi muita gente desistir ou não evoluir da maneira que gostaria justamente por ter escolhido uma guitarra não recomendada para um iniciante.



Luciano Vieira é guitarrista profissional há 20 anos, já foi colunista das revistas Cover Guitarra, Guitar Class e Guitar Player. É autor dos métodos Improvisando com a escala Pentatônica, Pentatônicas além do Blues e Songbook Iron Maiden, 25 licks de pentatônica que todos os guitarristas usam. Recentemente lançou o método Destravando a sua técnica.

748 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page