top of page
Buscar
  • Foto do escritorCemusical

O fantástico Stevie Ray Vaughan

Atualizado: 23 de dez. de 2019

Há exatos 29 anos o mundo perdia um dos gênios das seis cordas. Stevie Ray Vaughan ou simplesmente SRV, foi um guitarrista, cantor e compositor de blues norte-americano.


Sua forma agressiva que combinava o blues texano com o rock, logo chamou a atenção da mídia e de outros grandes músicos, tanto que David Bowie o convidou a participar do álbum Let's Dance. Posteriormente com sua própria banda a Double Trouble, o guitarrista gravou 4 álbuns de inéditas (Texas Flood, Couldn't Stand the Weather, Soul to Soul, In Step) além de vários ao vivo e participações em trabalhos de outros artistas.



Curiosamente Stevie começou como baixista na banda de seu irmão Jimmie Vaughan, pois era a oportunidade que ele tinha de tocar em uma banda. O primeiro álbum Texas Flood foi lançado em 1983 sendo muito bem recebido pela crítica, os trabalhos posteriores Couldn't Stand the Weather e Soul to Soul também alcançaram reconhecimento tanto do público quanto da crítica especializada.



Após todo esse sucesso e já consolidado como um grande artista SRV, começa a atravessar sua fase mais turbulenta. O vício em drogas e álcool o levaram a passar por um processo de reabilitação e após esse período o guitarrista volta em grande forma e totalmente sóbrio no espetacular álbum In Step levando inclusive um Grammy.


Em 27 de agosto de 1990 o guitarrista sofre um acidente fatal quando seguia para uma apresentação no Alpine Valley Music Theater. Devido ao mau tempo o helicóptero onde Vaughan e alguns membros da equipe de Eric Clapton estavam colidiu com uma pista

artificial de ski. O mundo perdia ali um dos maiores nomes do blues rock de todos os tempos. Sua influência pode ser sentida nas gerações posteriores em trabalhos de guitarristas como Kenny Wayne Shepherd, Jonny Lang e Eric Gales.


Stevie Ray Vaughan foi eleito o 12º maior guitarrista do mundo pela revista Rolling Stones, foi indicado a doze Grammys vencendo seis e em 2000 foi postumamente introduzido no Blues Hall of Fame.



Ao longo da carreira Vaughan utilizou diversas guitarras e amplificadores, mas sem dúvidas a mais emblemática é a famosa Fender SRV, uma máquina de timbres poderosos.

Confira o teste que fizemos nessa verdadeira fera.



Para ouvir a discografia desse gênio aqui.







111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page