Buscar
  • Cemusical

Como ganhar dinheiro tocando guitarra

Atualizado: Jul 9

Esse é um ponto que gera muitas dúvidas na cabeça da maioria dos aspirantes a músico profissional. Claro que o motivo de você se interessar em aprender um instrumento não deve ser nunca o financeiro.


Música é arte é paixão e não uma pastelaria, uma padaria ou qualquer outro negócio que vise somente o lucro. Se você está entrando na música única e exclusivamente para ganhar dinheiro, saiba que suas chances de fracassar são enormes.


Mas é claro que o músico também é um cidadão como outro qualquer, que tem suas obrigações e muitas contas a pagar. Então porque não transformar aquela paixão em um meio de vida?


Talvez a pergunta do milhão seja. Como ganhar dinheiro tocando guitarra?

Vou abordar aqui alguns pontos que foram fundamentais na minha jornada para se tornar um músico profissional e quando digo profissional não me refiro àquele guitarrista que toca sextina a 180 bpm. Muita gente confunde tocar bem com ser profissional.


Músico profissional é aquele que faz da música a sua profissão, o seu meio de vida, que consegue pagar suas contas com o dinheiro vindo da música seja ela sua ou não.


1 – DOMINE SEU INSTRUMENTO


Digamos que você queria ser um cardiologista, você conseguiria operar alguém sabendo apenas segurar um bisturi? Claro que não!


Então como você quer se tornar um guitarrista profissional se as únicas coisas que você sabe são afinar a guitarra e ler cifras?


Dedique muito do seu tempo estudando a guitarra, aprenda como montar acordes, leia não só cifras como também partitura, aprenda função harmônica, escalas e aplicação de escalas, percepção musical etc.


Seja um músico completo. Hoje existem excelentes professores e escolas de música, e mesmo que você não tenha muito tempo e nem muito dinheiro para frequentar aulas presenciais, existem no mercado uma variedade enorme de cursos online muito bons e com um valor bem acessível onde você pode estudar no seu tempo e sempre que quiser.


2 – SEJA PONTUAL


Ser pontual é o mínimo que se espera de um profissional seja ele da música ou não. Imagine que você seja chamado para uma gravação onde geralmente se tem hora marcada no estúdio, e você chegue lá atrasado. Já comprometeu todo o trabalho, pois, tempo é dinheiro.


Ou ainda, você foi contratado para tocar em um cerimonial de casamento às 16 horas e chegue lá às 17. Consegue imaginar como os noivos ficarão felizes com você?


Programe-se, calcule a distância e o tempo que você vai levar pra chegar até o local, faça rotas alternativas (nunca se sabe como estará o trânsito), e saia de casa com bastante antecedência.



3 – ESTEJA SEMPRE INTEGRADO AO TIPO DE TRABALHO


A minha primeira gig profissional, foi tocar em uma banda cover do Creedence Clearwater Revival, o detalhe é que eu possuía na época uma guitarra Dean Dimebag.


Preocupei-me em tirar as músicas, os detalhes, decorar os solos e então fui para o ensaio. Toquei legal sem erros, e na minha cabeça estava tudo ok.


Ao fim do ensaio o vocalista que na verdade era o dono da banda (o cara que me pagava), me disse que eu precisaria trocar de guitarra, pois aquele modelo era muito “metal” para o estilo da banda. Vendi a guitarra e comprei uma Strato.


O que eu quero dizer com isso é que se você for chamado pra uma gig de sertanejo, não apareça lá com a camisa daquela sua banda de Death Melódico favorita, não vai rolar. Esteja totalmente integrado com seus companheiros de banda, entenda o propósito do trabalho e jogue para o time.


Caso contrário é bem capaz de você ser demitido mesmo que toque muito bem.


4 – FAÇA SÓ O QUE A MÚSICA PEDE


Certa vez toquei em uma banda de classic rock onde fazíamos covers de diversos artistas dos anos 50 a 80. O baixista que tocava comigo nessa gig era um monstro, sabia muito de música, era professor de baixo e também um cara muito técnico e virtuoso.


Ter um cara desses na banda é um alívio porque você sabe que o cara resolve a parada, mas ele tinha um problema: fazer solo de baixo em todas as músicas.


Essa não era a proposta do trabalho, o que fazíamos tinha que ser o mais fiel possível do arranjo original. Mesmo tocando muito esse meu amigo baixista acabou sendo demitido da banda.


Esses quatro pontos que acabei de abordar são mais focados para quem quer saber como ganhar dinheiro tocando guitarra, sendo um músico da noite, ou um sideman, mas a música oferece muitas outras possibilidades, algumas das quais abordarei a seguir.


5 – COMO GANHAR DINHEIRO DANDO AULAS ?


Trabalhar como professor de guitarra pode lhe render mais do que um extra no final do mês. Minha maior fonte de renda vem das aulas que ministro seja em minha própria escola, ou com meus cursos online.


Claro que para se tornar um professor é necessário dominar seu instrumento e também ter didática. Não adianta você ser um ótimo guitarrista se seus alunos não conseguem entender o que você ensina.


Tenha em mente que cada aluno é único e você irá precisar ter várias maneiras de se fazer entender. Estude muito antes de se tornar um professor, caso contrário você corre o risco de um aspirante a aluno chegar interessado em fazer aulas e perceber que sabe mais que você, isso será com certeza seu fim como professor.


Trabalhar como professor vai ter permitir ter vários campos de atuação, você pode dar aulas em casa, a domicílio, ter sua própria escola ou ainda dar aulas em conservatórios.


Se você quer começar a dar aulas em casa vai precisar de um investimento em equipamentos (guitarras, computador, amplificadores), vai precisar também de um ambiente preparado, uma sala bacana espaçosa e arejada.


Se você quer montar uma escola esse investimento será muito maior, além dos investimentos em equipamentos, você vai precisar se preocupar com aluguel, luz, telefone, além de legalizar sua empresa junto ao governo, para que possa emitir notas e pagar os devidos impostos como taxas de funcionamento e publicidade.


Dar aulas a domicilio pode ser uma boa se você não tiver que percorrer uma distância muito grande. Digamos que você leve uma hora para chegar ao seu destino e mais uma para voltar, nessas duas horas que você gasta no trajeto, poderia colocar dois alunos em sua residência, economizando o dinheiro da passagem ou combustível.


O mais recomendável no começo é dar aulas em escolas da sua região, pois você já terá uma sala com tudo preparado para dar suas aulas, recebendo um valor por aluno.


6 - COMO GANHAR DINHEIRO FAZENDO GRAVAÇÕES ?


Uma outra opção bem interessante é realizar gravações para outros artistas. Nesse caso aparecem duas possibilidades:


1 – você pode montar seu próprio estúdio e realizar as gravações e produções em geral. Se esse é o seu objetivo, é fundamental que faça um curso de produção musical e áudio.

Também será necessário um investimento considerável para montar e equipar seu estúdio.


2 – Você pode trabalhar em algum estúdio já pronto, fazendo apenas as gravações e recebendo pelo serviço, que pode ser pago por hora ou por um pacote fechado. Essa opção é com certeza mais viável se você não dispõe de grana suficiente para montar um estúdio.


7 - COMO GANHAR DINHEIRO COM A SUA MÚSICA ?


Ganhar dinheiro com música própria é o sonho de todo músico, mas sabemos o quanto é difícil de acontecer, porém essa é uma possibilidade que você não pode ignorar.


Muitos artistas da grande mídia pagam para comprar músicas, sendo que existe um mercado muito forte aí.


Ao compor suas músicas não deixe de registrá-las, caso contrário você corre o risco de perdê-las para algum oportunista de plantão.


Leia esse artigo de como registrar suas músicas clicando Aqui.


Hoje com a ajuda da internet é muito mais fácil distribuir seu conteúdo para milhões de pessoas. Você pode divulgar suas músicas nas redes sociais (facebook, instagram, youtube etc.), ou criar um site com todas as informações de contatos para shows, venda de cd, camisetas etc.


Isso sem falar que você pode receber do youtube por visualizações, alguns artistas ganham muita grana com isso. Mas tenha em mente que não é um trabalho fácil, não é só montar um site ou um canal e esperar que os shows apareçam.


Você vai precisar trabalhar pesado em sua divulgação, produzindo muito conteúdo para abastecer seu público. Fotos, vídeos de shows, making off são exemplos de conteúdos que as pessoas adoram consumir.


Divulgue também em grupos do facebook e nos stories do instagram. Outra possibilidade bem interessante é você fazer parcerias com outros músicos para que eles divulguem seu trabalho e em troca você também divulga o deles.


Digital Influencers também são um ótima ideia para divulgar seu trabalho, entre em contato com canais ou perfis do instagram que possuam muitas visualizações e faça um acordo com eles para que divulguem sua banda ou suas músicas.


Na maioria dos casos você terá que pagar para que esses canais divulguem você, mas dependendo do alcance e engajamento que você irá conseguir com isso, vale muito a pena investir nesse tipo de estratégia.




8 - COMO GANHAR DINHEIRO COM A MÚSICA DOS OUTROS ?


Apesar do título parecer estranho, não se assuste não tem nada de ilegal ou imoral aqui.

Sabemos que a grande maioria dos músicos que montam uma banda, não são para fazer música própria e sim para tocar covers de bandas famosas.


Essas bandas covers pipocam por aí e muitas delas tem uma agenda bem grande com vários shows por mês.


Se essa é a sua ideia, saiba que será necessário investir em um site profissional com informações sobre a banda, contatos para shows, fotos e vídeos de shows e eventos já realizados, além de depoimentos de pessoas que já assistiram ou contrataram a banda (isso ajuda muito na hora de vender show).


Outra dica fundamental é que hoje em dia os contratantes pedem sempre o canal da banda no youtube para poderem avaliar a performance ao vivo (o tempo de gravar cd demo e distribuir nas casas já era), por isso além do site monte também um canal no youtube abastecido com muitos vídeos. Aconselho também a gravação de um clipe com qualidade profissional.


Bandas com um tema definido hoje em dia tem mais procura por parte dos contratantes, são os casos das bandas covers oficiais tipo Nirvana Cover, Van Halen Cover entre outras ou bandas com estilo definido tipo banda anos 80, banda flashback, banda rock anos 60 etc.


Mesmo sendo uma banda cover é possível ganhar dinheiro vendendo produtos ligados a banda como camisetas, chaveiros, canecas etc.


É sabido que eventos fechados como casamentos, festa de empresas ou debutantes pagam muito mais do que os pubs ou bares. Por outro lado conseguir fechar esses eventos se torna muito mais difícil devido a concorrência (todas as bandas querem esses eventos).


Para entrar nesse meio de eventos, sua banda precisa estar com os materiais de divulgação em dia (site, canal, redes sociais etc.), além disso é preciso estar onde o público está e nesse caso participar de feiras de noivas e debutantes se torna quase uma obrigação.


As melhores feiras cobram caro por inscrição, mas o retorno que você conseguirá em eventos vale muito a pena, portanto já reserve um dinheiro para investir nisso.


Entre em contato com um advogado para que ele cuide de redigir um contrato de prestação de serviços. Todos os contratantes de eventos exigem que a banda tenha um contrato em mãos e não tê-lo certamente vai dificultar e muito suas chances de fechar qualquer evento.


Outra coisa é ter como emitir nota de prestação de serviço com registro em cartório, para isso se informe com um contador sobre qual modelo se encaixa melhor no seu caso (PF ou PJ).


Outra possibilidade de ganhar dinheiro com a música dos outros é fazendo transcrições e songbooks.


Eu trabalhei durante 10 anos nas maiores editoras de música do Brasil fazendo transcrições, e isso me rendeu um bom dinheiro e também muitos contatos com músicos famosos além de autoridade perante o público, facilitando na hora de conseguir novos alunos.


Você pode oferecer esses serviços em seu site, suas redes sociais ou mesmo em seu canal no youtube, mas fique sempre atento às leis de direitos autorais.


No meu caso trabalhava em uma editora que possuía os direitos de comercializar essas transcrições. Já cheguei também a transcrever para os próprios artistas, nesse caso negociando diretamente com eles.


Você pode estar se perguntando se hoje em dia com diversos sites e vídeos com transcrições, esse trabalho ainda vale a pena. E eu digo que sim.


Veja bem muitos músicos estão lançando seus trabalhos por aí seja de forma impressa ou online, o mercado de cursos nunca esteve tão aquecido.


E muitos desses músicos não sabem utilizar os programas certos para transcrever, não sabem o formato correto ou não gostam de transcrever e nesse caso preferem pagar para que alguém faça pra eles e é aí que você entra.


9 - COMO GANHAR DINHEIRO COM LIVROS E MÉTODOS PRÓPRIOS ?


Tenho 3 métodos publicados e 3 cursos online e isso me rende uma grana relativamente bacana todo o mês.


Os cursos impressos obviamente vendem bem menos do que o online, mas é uma opção a mais de renda que você pode agregar a sua vida como músico profissional.


Use a tecnologia a seu favor, você pode dar aulas via skype, whatsapp, utilizar plataformas como a hotmart ou a eduzz para hospedar e vender seus cursos.


Aprenda aqui como utilizar a hotmart para vender seu curso online.


Acredito que o caminho do ensino musical será majoritariamente online em pouco tempo, e você não pode desprezar isso.


Espero que esse conteúdo ajude você em sua jornada, e apesar de morarmos em um país onde a música não recebe o devido valor, existem sim várias possibilidades de se ganhar dinheiro com ela e ter uma vida estável. Coloque em prática os ensinamentos desse artigo e boa sorte.


Continue firme em seus propósitos e lembre-se: "EVOLUIR NA MÚSICA SÓ DEPENDE DE VOCÊ ". Forte abraço a todos.



Luciano Vieira é músico profissional e professor de guitarra há 20 anos. Durante 10 anos foi colunista das revistas Guitar Player, Cover Guitarra e Guitar Class. É autor dos métodos Improvisando com a escala pentatônica, Pentatônicas além do blues, songbook Iron Maiden, 25 licks que todos os guitarristas usam e recentemente lançou o curso DESTRAVANDO A SUA TÉCNICA Também transcreveu os métodos Guitarristas do Brasil e Songbook Faíska Bend.












54 visualizações

1146682352

©2019 by Cemusical Cem. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now